As distâncias se encurtaram, as pessoas conseguem visualizar o mundo e interagir entre si, da tela de seu computador. A educação seguindo essa nova tendência de estreitamento, aliada à evolução tecnológica, lança questionamentos acerca de novas formas de ensinar e aprender. Assim, também passa por transformação e o primeiro desafio é o de romper as barreiras - O que significa para educação rompê-las?
Quando se fala em ensino, nos remetemos, a um espaço geográfico com professores e alunos. Há alguns anos, essa seria a única opção, porém, nessa revolução, promovida pelo avanço tecnológico que comporta o ensino, surge a educação à distância, um novo conceito de manifestação e obtenção do saber, hoje,aplicável aos cursos de graduação. Ou seja, a universidade vem até o aluno, todavia, isso, está longe de ser associado à ideia de facilidade, de inexistência de obstáculos ou por fim, fragilização do ensino acadêmico.
As maiores instituições de ensino superior do Brasil, seguindo essa nova tendência, instituíram com anuência do MEC, cursos de graduação a distância. É o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF que figura entre as principais do país no que se refere ao ensino presencial.
Os cursos a distância dessa instituição, após aprovação no vestibular, iniciam-se com o Módulo de Acolhimento. A palavra é bem sugestiva, afinal, qualquer pessoa que chega merece ser bem acolhida, sentir-se a vontade é o primeiro passo. Esse módulo introduz o aluno no ambiente virtual, divide-se em fases que são chamadas de momentos. Vencida cada etapa, o aluno descobre os desafios de graduar-se nessa nova modalidade.
O módulo faculta ao aluno conhecer às ferramentas que o acompanharão no decorrer do curso, consagra que a eficiência desse ensino é análoga a de um curso presencial. Ao mesmo tempo em que essas ferramentas o levam a um processo de maturidade que visa responder se o curso pelo qual optou, atende as suas expectativas. É nesse compasso que surge o módulo de acolhimento, que além além de ser a primeira etapa a ser cumprida pelo aluno EAD-UFJF, assenta a minização das dificuldades. Isso ocorre por meio dos exercícios que atuam na construção da identidade desse aluno em consonância com as diretrizes estabelecidas. Assim , ressalto a importância do módulo no sentido do primeiro contato do aluno. Recorro ao campo dos sentimentos, o módulo de acolhimento é tipo "o primeiro amor", aprendemos, fracassamos e não esquecemos. É por demais valioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário